Coordenação Motora Infantil: importância e como estimular

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Criança segurando bolinha de borracha, representando a coordenação motora infantil

A coordenação motora infantil é muito importante para o desenvolvimento da criança. Com a falta de uma boa coordenação, os pequenos podem ter dificuldades com tarefas simples. 

Como a infância é uma fase crucial na vida do ser humano, tudo que é aprendido nesta época pode refletir no futuro. 

Portanto, é crucial que o desenvolvimento dessa função seja estimulada da melhor maneira possível. 

Isso porque, quanto mais variados são os estímulos, mais amplo será o desenvolvimento da coordenação motora infantil.

No entanto, é tarefa dos pais e dos educadores estimular o desenvolvimento das habilidades motoras através de atividades cotidianas. 

Porém, nem todos os responsáveis sabem da importância da coordenação motora na infância. 

Por isso, a Let’s Clínica, neste artigo, explicará detalhadamente qual é a importância do desenvolvimento das habilidades motoras na infância e como estimulá-las. 

O que é coordenação motora infantil? E qual a diferença entre coordenação motora fina e grossa? 

A coordenação motora infantil é uma habilidade atrelada à capacidade do cérebro de realizar movimentos corporais enquanto a ação é realizada pelos músculos esqueléticos. 

Esse é um processo fisiológico, então acontece de maneira natural na vida do ser-humano. No entanto, isso não significa que não deve ser estimulado na infância. 

Isso porque existem práticas essenciais para o desenvolvimento da coordenação motora da criança, como atividades lúdicas que trabalham a movimentação do pequeno. 

Existem atividades que podem ser praticadas na infância que desenvolvem tanto a coordenação motora fina quanto a grossa. 

A coordenação motora fina é a capacidade de a pessoa fazer movimentos mais delicados, com músculos menores, como mãos e pés. 

Já a coordenação motora grossa, ou coordenação motora ampla, é a capacidade de realizar movimentos maiores. 

Ou seja, a coordenação motora ampla é a harmonia nos movimentos de braços, perna, abdômen e outros, juntamente às ações de andar, correr, pular, dançar, etc. 

Com a coordenação motora fina, a criança poderá desenhar, escrever, pintar, cutucar, chutar e outros. Geralmente, essas habilidades podem demorar um pouco mais para serem aperfeiçoadas. 

Leia mais: Criança com perna torta: tipos de desvio e como corrigir com fisioterapia.

Quais são os 4 tipos de coordenação motora? 

É normal que as pessoas pensem que somente existem as coordenações motoras grossas e finas. Porém, o corpo possui mais duas complementares, sendo elas: 

  • Coordenação Motora Geral: como já diz o nome, essa coordenação é responsável pelo domínio do corpo por completo. É essencial para andar, pular e realizar outras atividades; 
  • Coordenação Motora Específica: essa é uma habilidade que controla os movimentos específicos em determinadas atividades, como chutar uma bola, desenhar e outros. 
  • Coordenação Motora Grossa: como dito anteriormente, ela envolve os grandes grupos musculares e pode ser desenvolvida com atividades físicas; 
  • Coordenação Motora Fina: por estar relacionada com movimentos mais finos (delicados), essa habilidade está atrelada a atividades que necessitam muita precisão dos músculos menores. 

Para sincronizar todos os tipos de coordenação motora, é necessário que a criança desenvolva-os simultaneamente, com atividades físicas ou cotidianas. 

Quando começa a ser desenvolvida e quais são as fases da coordenação motora infantil?

Fisioterapeuta ajudando criança a andar numa esteira, com as mãos segurando as pernas da criança, representando uma forma de como estimular coordenação motora infantil

Desde bebê, uma criança já depende de suas funções motoras básicas, mesmo que involuntariamente. 

É graças a ela que os bebês conseguem segurar os chocalhos, mamadeiras e interagem com o ambiente ao seu redor. 

Conforme o crescimento, a coordenação motora se torna essencial para a autonomia e independência da criança. 

Mas você sabia que a coordenação motora infantil tem fases? Por isso, separamos o que é desenvolvido em cada etapa do processo de desenvolvimento.

  • 2 meses – Junta as mãos e vira a cabeça para saber quem está falando ou até mesmo tentar levantar; 
  • 4 meses –  Agarra um chocalho, vira a barriga para baixo e mantém a cabeça firme em estado sentado; 
  • 6 meses – Transfere o brinquedo de uma mão para outra, alcança e segura objetos, toca os pés, pega comida com a mão, senta sem apoio, levanta os braços e outros; 
  • 9 meses – Puxa para ficar em pé, engatinha, fica em pé com auxílio e bate os objetos com as duas mãos; 
  • 1 a 2 anos – Rabisca papel, empilha blocos, fica em pé sem ajuda, aprende a andar, sobe escadas, arremessa e chuta bola, segura colher e tenta comer; 
  • 2 a 3 anos – Recorta papel com tesoura, começa a traçar o nome, pula com os dois pés, pedala triciclo e outros; 
  • 3 a 6 anos – Escreve o próprio nome, desenha dentro da margem do papel, anda de bicicleta, desenha, arremessa e muito mais! 

Esses só são alguns exemplos do que uma criança consegue desenvolver nas etapas de sua coordenação motora. 

Se hoje você consegue correr, pular, dançar, desenhar e realizar outras atividades, com certeza, foi graças a essas etapas desses desafios do início da vida. 

Leia mais: Atividades psicomotoras: exemplos e importância na escola e família

De que maneira pode ser aperfeiçoada a coordenação motora infantil? Atividades e exemplos 

Apesar das funções motoras serem desenvolvidas naturalmente, existem maneiras de aperfeiçoá-las da maneira correta. 

No entanto, essa é uma tarefa que deve ser estimulada pelos pais e educadores das crianças. Abaixo separamos alguns exemplos e atividades. Confira! 

Atividades que ajudam a estimular a coordenação motora fina 

Apesar de ser um pouco mais desafiador para as crianças, estimular a coordenação motora fina é simples. 

Brincadeiras com massinha, papel, tinta e outros podem ser a chave para um bom desenvolvimento. Alguns exemplos de atividades que estimulam a habilidade são: 

  • Pintura; 
  • Separação de grãos; 
  • Jardinagem e plantio; 
  • Quebra-cabeças; 
  • Tarefas cotidianas, como separar feijões, pintar, escrever e desenhar; 
  • Blocos de construção; 
  • Bola de sabão; 
  • Massinha ou argila. 

Essas são algumas das atividades que podem estimular a coordenação motora fina da criança. O crucial é priorizar a utilização das mãos em atividades como encaixar blocos e peças, recortar, manusear objetos, como tesoura e outros materiais. 

Leia mais: Criança que anda na ponta do pé: tudo o que você precisa saber!

Como as brincadeiras podem ajudar a melhorar a coordenação?

É muito importante que a infância das crianças seja repleta de brincadeiras para que todos os tipos de coordenações motoras infantis sejam desenvolvidas. 

No entanto, existem brincadeiras que são mais eficazes do que outras, já que trabalham mais a cognição física e mental da criança. Algumas delas são: 

  • Brincar com massinha de modelar; 
  • Colagem com barbante; 
  • Pular com somente um pé; 
  • Fazer dobraduras simples; 
  • Pintura; 
  • Manipulação de revistas. 

“Meu filho não tem coordenação motora. O que fazer?” O papel dos pais no desenvolvimento 

Três crianças em pé, se equilibrando sobre aparelhos na Fisioterapia, estimulando a coordenação motora infantil

Se o seu filho não tem coordenação motora, muito provavelmente, ele não está sendo estimulado da maneira correta ou possui algum atraso no desenvolvimento.

Em casos como este, é necessário procurar a avaliação fisioterapêutica neurofuncional pediátrica, para saber exatamente o que a criança está passando. 

Neste cenário, tanto a escola quanto a família possuem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da coordenação motora infantil. 

Por isso, é muito importante que os educadores e os responsáveis implementem atividades e brincadeiras que estimulem por completo os tipos de coordenação motora. 

No entanto, se você analisar que o problema do seu filho é além do estímulo da coordenação motora, é viável procurar uma ajuda profissional

Aqui na Let’s Clínica, você encontra todo o apoio necessário para estimular a coordenação motora do seu pequeno. 

Nossos profissionais são extremamente capacitados para promover os melhores resultados no tratamento da sua criança. 

Então, se você acha que a coordenação motora do seu filho deve ser acompanhada por um tratamento clínico, agende uma avaliação com a Let’s Clínica. 

Conclusão 

Apesar de a coordenação motora infantil ser estimulada desde o momento do nascimento, é muito importante que os pais acompanhem o desenvolvimento durante o crescimento. 

Desta maneira, você poderá saber quais são os pontos que o seu filho está desenvolvendo bem e aqueles que precisam de mais atenção. 

Além disso, com acompanhamentos dos pais, também será possível saber se a criança sofre com uma dificuldade física que impede a coordenação motora. 

Com isso, é responsabilidade dos pais procurarem uma orientação médica ou um fisioterapeuta neurofuncional experiente que fará a diferença no desenvolvimento da função motora da criança. 

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