Você já pensou sobre a importância do desenvolvimento psicomotor de uma criança? Você sabe como e qual o melhor momento para estimular o desenvolvimento psicomotor do seu filho?
O desenvolvimento psicomotor de uma criança passa por quatro fases e é muito importante saber quais estímulos são mais indicados para cada uma delas.
As etapas do desenvolvimento psicomotor podem ser estimuladas a partir de atividades, jogos e brincadeiras que trabalham a movimentação da criança.
No entanto, não são todos aqueles que estão envolvidos com as crianças que se atentam em trabalhar as respostas motoras e psíquicas na infância e, por isso, a criança pode até ter dificuldades no futuro.
Por isso, a Let’s Clínica explicará neste artigo o que é desenvolvimento psicomotor, sua importância, e como estimular cada fase do desenvolvimento. Continue lendo para saber mais!
O que é desenvolvimento psicomotor?
Quando nos referimos ao desenvolvimento psicomotor, estamos falando de um processo que é contínuo e evolutivo da motricidade, da cognição, da comunicação e outros.
Para uma total compreensão, precisamos entender que todas as áreas do desenvolvimento estão relacionadas.
Por exemplo, imagine que uma criança está feliz (emoção) e, por isso, ela salta e pula (motricidade) em direção aos seus pais (cognição).
Ou seja, em uma única situação a criança já consegue utilizar diversas funções psicomotoras. Ao longo de seu crescimento, a tendência é que ela se desenvolva cada vez mais.
Em suma, o desenvolvimento psicomotor é o processo de amadurecimento do sistema nervoso, ao longo do crescimento da criança.
A partir da área psicomotora, uma criança consegue desenvolver tanto suas habilidades psicológicas quanto motoras.
Nos dias de hoje, o conceito desenvolvimento psicomotor já evoluiu, dando origem ao termo desenvolvimento neuropsicomotor ou DNPM que tem sido mais abordado por profissionais de ponta da fisioterapia pediátrica e nos estudos científicos mais modernos, trazendo um enfoque maior para o desenvolvimento cerebral adicionalmente.
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Quais as fases do desenvolvimento psicomotor segundo Piaget?
De acordo com o Jean Piaget, biólogo e psicólogo, um dos maiores pensadores do século XX, todos os indivíduos passam por quatro estágios de desenvolvimento, sendo eles:
- Estágio sensório-motor: inicia no nascimento e vai até os dois anos.
- Estágio pré-operacional: começa aos dois anos e termina entre os seis ou sete;
- Estágio operatório-concreto: inicia entre os 6 e 7 anos e finaliza entre os 11 ou 12;
- Estágio lógico-formal: dos 12 anos em diante.
Segundo Piaget, em cada uma dessas fases, desenvolvemos uma forma de pensar e responder ao ambiente.
Portanto, em cada estágio existe uma mudança qualitativa de um tipo de pensamento ou comportamento.
Conforme os estudos de Piaget, não é possível pular ou retroceder no estágio do desenvolvimento psicomotor.
Quais são as 5 áreas do desenvolvimento psicomotor?
O desenvolvimento psicomotor possui 5 áreas e todas estão interligadas e podem ser desenvolvidas em conjunto a partir de atividades psicomotoras.
Pelo fato dessas áreas integrarem os aspectos motores, cognitivos e emocionais, quando estimuladas adequadamente, favorecem o desenvolvimento global da criança.
No entanto, para estimular cada área do desenvolvimento psicomotor, é necessário conhecer cada uma delas. Veja um pouco sobre cada uma delas abaixo!
Coordenação motora global
A habilidade de coordenação motora está ligada diretamente à consciência corporal. Ou seja, ao controle da musculatura ampla, na realização de movimentos complexos.
Para estimular essa área psicomotora, é necessário que os responsáveis ou um profissional ofereça atividades como pular, correr e dançar.
Brincadeiras como, por exemplo, pular corda, pega-pega e amarelinha, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global da criança.
Coordenação motora fina
O desenvolvimento da coordenação motora fina está relacionado com a movimentação de pequenos músculos, como as mãos, a face e os olhos.
Para estimular o desenvolvimento da coordenação fina, os responsáveis ou um profissional qualificado deve oferecer atividades mais delicadas.
Ou seja, é possível trabalhar com recortes, desenhos e até mesmo com cadarços. O desenvolvimento dessa área psicomotora é importante para a criança aprender a segurar um lápis, por exemplo.
Lateralidade
A lateralidade é uma área psicomotora que está relacionada com a noção de que o corpo possui dois lados, e também o conhecimento do externo e interno.
É muito importante essa área psicomotora ser estimulada pelo fato de favorecer o domínio do próprio corpo e também a independência da coordenação motora.
As atividades psicomotoras que podem desenvolver a lateralidade são as que trabalham um lado do corpo separadamente, como pular de um pé só ou equilibrar-se.
Organização espacial-temporal
A organização temporal é a habilidade de conseguirmos perceber o tempo em relação às nossas ações. Por exemplo: saber a diferença entre o rápido e devagar.
As crianças começam a ter noção do tempo a partir de suas experiências, que precisam ter começo, meio e fim.
Para estimular o desenvolvimento da organização temporal, é possível utilizar atividades que envolvem ritmos e são referentes ao presente, passado e futuro.
Já a organização espacial, é a consciência do corpo no ambiente que está inserido. Atividades como ciranda, boliche e amarelinha são exemplos de exercícios para desenvolvimento psicomotor.
Esquema corporal
Por fim, o esquema corporal é a área psicomotora responsável pela consciência do próprio corpo e seus componentes.
Além disso, como os movimentos e ações corporais estão ligadas à imagem corporal, ou seja, fazem parte do esquema corporal.
Essa área psicomotora é desenvolvida pelas experiências que a criança vivencia em relação aos objetos do seu cotidiano.
Por outro lado, ela também pode ser desenvolvida conforme as relações afetivas que cercam a criança, levando a formação de autoestima.
O desenvolvimento psicomotor infantil e em bebês
Desde o nascimento, o bebê já inicia o seu processo de desenvolvimento psicomotor, desde o primeiro sorriso, a maneira de posicionar as mãos na boca, engatinhar e outros.
Por esse motivo, é sempre importante estar alerta aos movimentos psicomotores que estão sendo reproduzidos na criança.
Portanto, desde o nascimento até aproximadamente 6 ou 7 anos de idade, a criança desenvolve habilidades psicomotoras que devem ser analisadas com atenção pelos responsáveis.
Isso porque, se existir alguma inconsistência, é necessário acionar o acompanhamento profissional. Veja abaixo as áreas que devem ser avaliadas durante o desenvolvimento psicomotor:
Psicomotricidade
Em suma, a psicomotricidade é a ciência que estuda a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores em inúmeras etapas da vida do ser humano.
O nome “psicomotricidade” é dividido quatro partes:
- PSI: fatores emocionais;
- CO: fatores cognitivos;
- MOTRIC: movimentação corporal;
- IDADE: fases da vida do indivíduo.
Nessa área, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial, estão incluídos como aspectos essenciais para o desenvolvimento psicomotor da criança.
Oralidade
Uma área muito importante a se atentar no desenvolvimento psicomotor é a fala. Isso porque os primeiros fonemas e vocabulários aparecem, geralmente, na infância.
Então, é necessário que os responsáveis da criança avaliem sua fala desde a infância. Essa é uma maneira de observar se o bebê possui alguma dificuldade na oralidade.
Consciência fonológica
A consciência fonológica é a aprendizagem de manipular os sons da língua-materna. Ou seja, é a habilidade de reconhecer que uma palavra pode começar e terminar com o mesmo som.
Sua avaliação durante o crescimento da criança é importante para iniciar os métodos de alfabetização. Crianças que desenvolvem consciência fonológica têm mais facilidade na aprendizagem de vocabulários.
Socialização
No desenvolvimento psicomotor, também é necessário avaliar como a criança interage com o que está ao seu redor.
Isso porque, ao longo da infância, o ser humano atribui significado às coisas e pessoas. Ou seja, o período é importante para a realização de novas descobertas e mudanças.
A sociabilidade permite que a criança desenvolva a percepção de coletividade e individualidade e se entenda como pessoa.
A importância de estimular o desenvolvimento psicomotor
Com um desenvolvimento psicomotor bem estimulado é possível que um indivíduo cresça de forma saudável e tenha domínio sobre o próprio corpo, movimentos, decisões, aspectos emocionais e cognitivos.
É muito importante estimulá-lo desde a infância, para que a criança consiga ter uma relação mais autônoma com o meio em que ela vive.
Uma maneira de estimular o desenvolvimento psicomotor é através de atividades relacionadas à lateralidade, organização temporal-espacial, coordenação motora e outras.
Desta maneira, a criança terá os estímulos suficientes para se desenvolver bem e se relacionar com o mundo da melhor maneira.
No entanto, para estimular o desenvolvimento psicomotor de uma criança, é importante o estímulo dos responsáveis, educadores e, se necessário, de um profissional especializado.
Para isso, é importante considerar que cada criança possui sua própria maneira de ser e observar o mundo. Ou seja, sua individualidade sempre deve ser respeitada.
Isso porque o desenvolvimento psicomotor é um tipo de aprendizagem que só é eficaz a partir das experiências do sujeito.
Portanto, essas experiências devem ser bem exploradas e aproveitadas durante o desenvolvimento psicomotor.
Muitas vezes, os responsáveis podem precisar de um auxílio profissional para estimular as áreas psicomotoras de uma criança da maneira correta.
Conclusão
O desenvolvimento psicomotor é o processo que todo indivíduo passa durante a infância, onde capacita suas habilidades de se movimentar, pensar, relacionar e outros.
Esse é um período da vida de uma criança onde os pais e educadores têm um papel fundamental, já que necessitam oferecer atividades para o estímulo do desenvolvimento.
Todavia, para realizar tais atividades, é necessário conhecer as áreas do desenvolvimento psicomotor, como coordenação motora global e fina, organização espacial-temporal e esquema corporal.
Para estimular o desenvolvimento das habilidades psicomotoras das crianças de uma maneira eficaz, você pode contar com o auxílio profissional fisioterapêutico pediátrico, como o time da Let’s Clínica.
Nosso objetivo é oferecer um atendimento individualizado e personalizado para nossos pacientes e fazer com que os mesmos explorem suas capacidades motoras e cognitivas até alcançarem resultados adequados para levar uma vida mais tranquila e independente.
Agende uma avaliação com a Let’s Clínica e conte com um time de profissionais especializados que oferecerão todo apoio necessário para o desenvolvimento psicomotor da sua criança.