Atividades psicomotoras: exemplos e importância na escola e família

Criança fazendo atividades psicomotoras Todas as atividades que promovem uma interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso são consideradas atividades psicomotoras. Indicadas principalmente para crianças e adolescentes, sua prática contribui para o desenvolvimento saudável dos pequenos nas esferas cognitiva, afetiva e motora. A criança não necessariamente precisa estar com alguma condição clínica para ser estimulada a esse tipo de exercício: vamos mostrar aqui que a realização de atividades psicomotoras pode ser tão divertida que se torna uma espécie de atividade física extra! Confira abaixo o artigo que a Let’s Clínica, especialista no assunto, preparou, para te explicar o que são atividades psicomotoras e tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Qual o objetivo e a importância das atividades psicomotoras?

O objetivo principal é melhorar os movimentos do corpo, bem como a coordenação motora, o equilíbrio, as noções de espaço e o ritmo, focando no desenvolvimento saudável e na funcionalidade das crianças. Podemos definir como atividades psicomotoras aquelas estimulam o controle da criança sobre o próprio corpo e, como citamos logo acima, promovem uma interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso. São habilidades básicas e essenciais para todo mundo, que devem sempre ser trabalhadas, mas, para as crianças, esse estímulo é indispensável. Justamente por depender do controle do corpo para dar início a outros tipos de aprendizados mais complexos, as atividades psicomotoras são importantes para que a criança se sinta mais segura e apta a explorar o mundo.

Exemplos e sugestões de atividades psicomotoras [brincadeiras da psicomotricidade]

Crianças brincando com bambolês, um exemplo entre atividades psicomotores Foto: Shutterstock Apesar de ter uma denominação não muito convidativa, o conceito das atividades psicomotoras envolve brincadeiras e exercícios que estimulam o desenvolvimento da criança sem a necessidade de intervenções clínicas. Separamos abaixo uma lista de atividades que contribuem para o crescimento saudável de crianças e adolescentes:

Atividades psicomotoras com bola

Essas são dinâmicas que usam uma bola como material de apoio, sejam as bolas maiores usadas em exercícios, médias para interação ou troca, ou até bolinhas pequenas, como as de gude, são comuns nas atividades psicomotoras. Com a ajuda desta ferramenta, as crianças começam a desenvolver noções de concentração e velocidade, além de tornar a brincadeira muito mais divertida.

Jogo de estátua ou morto-vivo

Para trabalhar a atenção, a concentração, e a agilidade das crianças, a brincadeira do morto-vivo, ou a de estátua, é uma excelente opção de atividade psicomotora. O jogo começa simples, com a pessoa que coordena a atividade dando comandos ainda devagar, intercalando entre vivo ou morto, ou estátua. Conforme as crianças vão errando, elas se sentem mais desafiadas a continuar na brincadeira – e nem percebem o quanto estão desenvolvendo habilidades importantes, como coordenação, reflexos e interação social.

Corrida de saco, ou corrida num pé só (corrida do Saci)

Entre as atividades psicomotoras mais utilizadas, a corrida de saco e a corrida num pé só são as principais indicações quando o objetivo é trabalhar o equilíbrio, a coordenação motora e a velocidade. Em uma faixa de largada, as crianças aguardam o sinal da pessoa que lidera a dinâmica para sair pulando em um pé só até o ponto de chegada, ou pulando dentro de sacos, com a proposta de chegar lá antes de todo mundo.

Atividade psicomotora com bambolê

Atividades que envolvem o bambolê como ferramenta de apoio são essenciais para trabalhar o equilíbrio e as noções de espaço das crianças. Além disso, contribuem para a identificação corporal dos pequenos, sendo, ainda, uma brincadeira super divertida, e que combina em ser realizada com música, quando a pessoa que acompanha a tarefa achar válido.

Papel dos professores nas atividades psicomotoras na escola

Apesar de existirem diversas clínicas com equipes focadas em tratamentos por meio de atividades psicomotoras, esse estímulo não precisa acontecer somente como uma condição médica extra na rotina. Os próprios professores podem trabalhar essas atividades na escola – inclusive, é altamente recomendável, para que os pequenos enxerguem essas dinâmicas como algo natural e parte do dia a dia na instituição de ensino. Isso pode ser feito com a criação de um circuito psicomotor infantil, que pode englobar:
  • a criação de jogos psicomotores para a educação infantil;
  • inserção de brincadeiras lúdica em processos de aprendizagem;
  • introdução de músicas e de instrumentos musicais para estimular práticas psicomotoras.

Como a família pode contribuir com o desenvolvimento psicomotor?

Em um ambiente externo,com grama, flores e duas árvores, um pai segurando duas crianças no colo, enquanto outra corre na frente. Simbolizando a importância das atividades psicomotoras e a família Foto: Unsplash Não somente profissionais especializados da área da saúde, e os professores na educação infantil, mas também os pais e membros próximos da família podem, também, estimular e contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança. Trabalhar o desenvolvimento psicomotor é uma atividade contínua, e o estímulo dentro de casa ajuda com uma prática frequente, que pode trazer resultados e benefícios mais rápido para os pequenos. Por isso, fisioterapeutas neurofuncionais, especialistas em desenvolvimento psicomotor, incentivam que os pais e irmãos brinquem com a criança, demonstrem interesse pelas atividades deles, e participem de atividades do dia a dia que estimulam o movimento, a curiosidade e a criatividade.

Desenvolvimento psicomotor no TEA: como trabalhar atividades psicomotoras no autismo?

O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição clínica que impacta diretamente o desenvolvimento motor da criança – e trabalhar atividades psicomotoras em crianças com TEA é essencial para garantir a autonomia desses pequenos. A prática de atividades com estímulo do sistema corporal e da consciência da criança pode ser dividida em duas frentes:
  • trabalho da coordenação motora global, por meio de atividades físicas como pular, correr, rolar, e outras ações que ajudam a criança a desenvolver noções de espaço e percepção de interno e externo;
  • trabalho da coordenação motora fina, estimulando atividades que trarão maior independência à criança, como o manejo de objetos com maior precisão, trabalhar desenhos e situações afins.
É importante destacar que, em casos de autismo ou outros atrasos no neurodesenvolvimento, as atividades psicomotoras devem ser trabalhadas com planejamento e acompanhamento adequados, indicados pelo profissional especializado. A gente ajuda o seu pequeno a se desenvolver com muito mais saúde: conheça o trabalho dos profissionais da equipe Let’s Clínica – clique aqui!

Conclusão

E então, ainda ficou alguma dúvida sobre atividades psicomotoras? Essenciais para estimular o desenvolvimento saudável das crianças, essas atividades devem ser vistas além da sua necessidade clínica, sendo interpretadas como um complemento no crescimento dos pequenos, como uma atividade extracurricular. Com a mesma importância de atividades físicas, mas com o foco no desenvolvimento da criança, as atividades psicomotoras são essenciais para a aquisição de autonomia, independência, e habilidades indispensáveis para as crianças. Converse com o time de especialistas em desenvolvimento psicomotor da Let’s Clínica para saber mais sobre essa área; clique aqui para enviar uma mensagem. Gostou do artigo? O blog da Let’s Clínica está cheio de conteúdos interessantes: O blog da Let’s Clínica está cheio de conteúdos interessantes: clique aqui para acessar.
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