Acometendo crianças no mundo todo, casos de pé plano infantil podem ser uma condição de cerca de 10% a 20% das crianças, cuja curvatura plantar não irá se formar da maneira que é esperada.
Também chamado de “pé chato”, essa condição caracteriza crianças que não possuem aquela curva na parte de dentro do pé, tornando o pé completamente reto, e que pode trazer alguns problemas para o gasto de energia durante o caminhar.
O desenvolvimento do arco plantar dos pés ocorre rapidamente durante o crescimento da criança entre os 2 até os 6 anos de idade, em sua grande maioria, havendo uma queda após esta fase — mas ainda com possibilidade de desenvolvimento deste arco plantar até os 7 anos de idade.
Geralmente não é identificado pelos pais, porém, volta dos 7 anos, quando deveria estar completamente formado o arco plantar da criança com desenvolvimento típico, ao ser detectado existem tratamentos que ajudam a direcionar a melhor forma de tratar o quadro.
Muitas vezes, este quadro não pode ser revertido; porém pode-se auxiliar com a melhora da qualidade de vida e evitar dores e deformidades futuras.
No entanto, esse tema ainda gera muitas dúvidas aos pais, que muitas vezes não compreendem bem as causas e sintomas principais do pé plano.
Para ajudar você a esclarecer essas questões, a equipe da Let’s Clínica preparou um conteúdo especial sobre esse tema, que você pode acompanhar logo abaixo.
Confira nosso guia completo sobre pé plano infantil; boa leitura!
O que é pé plano infantil?
A sola dos pés das crianças é reta, uma vez que o arco plantar ainda não está completamente desenvolvido — esse quadro tende a mudar até os 7 anos, com a criança possuindo a curva completa dos pés e sem dificuldades de locomoção.
Porém, quando o arco plantar, por algum motivo, acaba ficando comprometido em seu desenvolvimento, pode-se identificar um caso de pé plano: o pé plano pode ser rígido ou flexível, sendo esta última situação decorrente da sustentação de peso.
É importante não confundir esse termo com outro bem conhecido na ortopedia, que é o pé arqueado, ou pé cavo, como é comumente chamado.
Casos de pé arqueado são aqueles em que a pessoa possui o arco dos pés bem acentuado e curvo, e que pode impedir que os pés encostem corretamente no chão.
Causas do pé plano infantil
Uma causa definida para casos de pé plano em crianças ainda não é um consenso na literatura, e estudos são constantemente realizados a respeito.
Sintomas e diagnóstico do pé plano infantil
Na maioria dos casos, o pé plano em crianças pode ser assintomático, sem causar dores e sintomas muito visíveis aos pais.
Porém, não é assim na totalidade das vezes, e muitas crianças podem, sim, sentir dores nas pernas ou nos pés.
São sintomas comuns de pé plano:
- fadiga ao caminhar;
- marcha considerada anormal;
- dor no tornozelo, além das pernas e na planta dos pés.
O diagnóstico do pé plano em crianças é feito por meio de avaliação física: através de palpação, análise de postura e de marcha.
O profissional responsável vai observar os pés, solicitar exames e, comprovada a necessidade de intervenção no quadro, direcionar para o tratamento mais adequado.
Tratamento e cuidados
Existem opções de tratamentos considerados conservadores, ou seja, não cirúrgicos, que podem ajudar a criança a recuperar sua autonomia sem a necessidade de intervenção mais invasiva
O cuidado com cada caso vai depender do que determinar o especialista; ainda assim, existem algumas opções de tratamento que são as mais indicadas pelos profissionais, confira:
Uso de sapatos ortopédicos ou palmilhas
Para que os pés da criança fiquem mais firmes e sejam diminuídas as dores ao caminhar, é comum a sugestão de uso de sapatos ortopédicos e palmilhas nos calçados.
Isso facilita na locomoção, e o tempo que a criança vai usar esses recursos vai depender do direcionamento indicado pelo profissional responsável pelo tratamento da criança.
Exercícios de fortalecimento e alongamento
Sessões de fisioterapia são outro tipo de tratamento indicado para casos de pé plano em crianças.
Essas atividades ajudam no fortalecimento da região, bem como da musculatura da perna, contribuindo para melhora da qualidade da marcha, redução da dor e correção do alinhamento dos pés em crianças dependendo da idade.
A Let’s Clínica pode ajudar o seu pequeno com exercícios que vão ajudar a trazer mais força e equilíbrio ao andar, além de ajudar com a postura; clique aqui para conhecer nosso trabalho.
Intervenção cirúrgica em casos graves
Em casos bem mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser a melhor opção.
Aqui, fica reservada a medida apenas em casos extremos, onde a criança sente dor intensa, e a sua mobilidade fica seriamente comprometida.
Em uma perspectiva geral, casos de cirurgia para o pé plano infantil são raros.
Qual a importância do atendimento de fisioterapia em pediatria?
A consulta com um fisioterapeuta pediátrico é a melhor opção para o tratamento de questões motoras, quando identificadas logo no início.
Isso porque muitos casos podem se agravar com o passar dos anos, com a criança enfrentando sérios problemas de desenvolvimento de seus movimentos de demais habilidades motoras.
Com uma análise detalhada de cada caso, e o acompanhamento especializado desenvolvido conforme as necessidades de cada criança, muitas dificuldades no neurodesenvolvimento podem ser superadas.
Prevenção e prognóstico do pé plano infantil
Considerando que o desenvolvimento da estrutura do pé como conhecemos na metade do período da infância vai passar por mudanças, quando é sugerido pelos profissionais especializados em neurodesenvolvimento, existem maneiras de prevenir casos de pé plano.
O uso de calçados específicos é uma das maneiras; a prática de exercícios regulares também é outra boa forma de ajudar.
Dúvidas comuns sobre o pé plano ou “pé chato” infantil
Confira ainda mais algumas questões acerca desse tema, na lista que preparamos logo abaixo:
Pé plano causa dor nas costas?
Não existe uma relação direta entre dores nas costas e casos de pé plano.
Em alguns casos, a dificuldade de andar ou de colocar o pé no chão de forma correta pode influenciar em dores nas costas, mas não é uma causa comprovada; o mais indicado é procurar por um especialista.
Quem tem pé chato pode correr?
Também não existe nenhuma restrição acerca dessa patologia e o impedimento de atividades físicas, como a corrida.
Avaliar as possíveis limitações da criança é a melhor forma de definir se ela está se esforçando muito ou não, e de que forma isso pode impactar sua saúde.
Quem tem pé plano pode fazer academia?
Casos que não foram tratados na infância, ou que foram desenvolvidos por conta de lesões já na fase adulta, também podem ser um quadro de pé chato e comprometer a prática de atividades físicas, como a academia, portanto o acompanhamento profissional é imprescindível nestes casos.
Para saber se está apto a realizar esse tipo de esforço físico, a melhor opção é buscar por um ortopedista ou fisioterapeuta pediátrico e solicitar uma avaliação.
Procure um ortopedista ou fisioterapeuta pediátrico
Se você identificar qualquer tipo de sintoma que possa estar relacionado a um caso de pé plano infantil, o mais indicado é procurar por um ortopedista pediátrico ou fisioterapeuta pediátrico e solicitar uma avaliação do caso.
Além disso, em casos comprovados e direcionados ao tratamento de pé plano, o acompanhamento regular do médico é fundamental, para monitorar o desenvolvimento do pé da criança.
Conclusão
No artigo de hoje, você conferiu um guia completo sobre o pé plano infantil, e de que forma esse quadro pode comprometer a mobilidade da criança.
Quando aplicável, o tratamento com fisioterapia é fundamental!Para mais conteúdos como esse, acesse aqui o blog completo da Let’s Clínica.