Fisioterapia para apraxia da fala: benefícios e recomendações

[vc_wp_text]Início » Fisioterapia para apraxia da fala: benefícios e recomendações[/vc_wp_text]

A apraxia da fala é um distúrbio motor classificado como um tipo específico de transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem. 

Para ajudar a criança portadora deste distúrbio, a fisioterapia na apraxia da fala é uma intervenção clínica fundamental.

Os sinais desta condição médica podem ser identificados ainda na infância, quando a criança apresenta condições para comunicação de forma oralizada, mas na hora de planejar e formular frases, ela sente dificuldades.

Atestando um caso assim, os pais ou responsáveis devem procurar por ajuda profissional especializada.

Mas como saber que meu filho pode estar precisando de fisioterapia para apraxia da fala? Como funciona esse método de terapia?

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, e cuidar da saúde do seu pequeno, a equipe da Let’s Clínica preparou um conteúdo completo sobre o tema.

Acompanhe o artigo abaixo para tirar todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é apraxia da fala?

Antes de falarmos sobre a fisioterapia para apraxia da fala, vamos começar conceituando esse quadro médico?

Conhecida, também, pela sigla AFI, a apraxia da fala é categorizada como um distúrbio neurológico, responsável por afetar a condição motora da fala.

A criança acometida por essa condição sente dificuldades na pronúncia de sons, palavras e sílabas, o que cria uma desordem na produção dos sons da fala.

Quais são as características da apraxia da fala?

Quando a criança apresenta apraxia da fala, a sensação que se tem é a de que existe um falha e comunicação entre as informações enviadas ao cérebro, em sua função de executar o movimento da boca.

Em suma, a criança consegue compreender a linguagem e as palavras, bem como o que falar, mas o cérebro falha ao processar essas informações e, na hora de planejar a sequência de execução dos movimentos que produzem os sons, por algum motivo, se atrapalhasse.

Existem algumas características básicas que configuram o transtorno, e que acompanham a criança com essa condição, além de serem, também, indicativos da possibilidade de tratamento da fisioterapia para apraxia da fala.

Confira as principais logo abaixo:

1. Dificuldade motora na mastigação

Uma vez que essa condição afeta a comunicação que chega ao cérebro para efetuar corretamente o movimento dos lábios, a criança com apraxia da fala pode sentir dificuldades motoras na mastigação.

É possível perceber que a criança não consegue ingerir os alimentos com muita facilidade, principalmente os mais duros e que exigem muito da função da mandíbula, apresentando uma mastigação comprometida.

2. Fala de difícil compreensão

Uma das características mais aparentes, em casos de apraxia da fala, é que a criança sente dificuldades para se comunicar, uma vez que fica mais difícil compreender o que ela diz.

Podem ser notados erros inconsistentes na repetição de sílabas ou palavras, além de problemas em usar acentuação e ter ritmo em uma conversa.

3. Dificuldade na formação de frases

Como o repertório de vogais e consoantes acaba ficando limitado, a criança acaba sentindo maiores dificuldades para formar frases.

Reproduzir algumas letras pode ser uma tarefa difícil, e o pequeno demonstra um grande esforço para articular as palavras e, ainda assim, sente dificuldades em falar.

4. Atraso no desenvolvimento da fala

Essa talvez seja a característica que mais preocupa, e que leva os pais a procurarem pelo pediatra e por um fonoaudiólogo especializado  em apraxia da fala: a criança sofre com atrasos no desenvolvimento da sua comunicação, na hora de verbalizar.

É importante destacar que, quando a criança sofre com esse transtorno, ela tem a comunicação em total funcionamento, com noções de que deve se comunicar, mas, na hora de falar, se atrapalham.

Aqui, a criança possui uma fala mais instável e monótona, além de uma incapacidade me juntar as palavras e dificuldade em manter uma fala mais espontânea.

5. Dificuldade motora na língua

Também, a criança com essa condição clínica apresenta dificuldade em movimentar a língua de forma adequada, necessária para formar palavras.

Isso gera muita quietude e pouca comunicação, principalmente quando se tratam de palavras mais extensas.

6. Dificuldade na pronúncia de diversas frases

O repertório da criança com apraxia da fala fica comprometido, devido a essa condição.

O repertório de consoantes é considerado “empobrecido”, até mesmo nas consoantes que costumam ser mais visíveis em falas saudáveis.

É comum que a criança faça muitas pausas, com lentidão para falar e com hesitação frequente.

Leia mais: Atividades psicomotoras: exemplos e importância na escola e família

Como a fisioterapia pode atuar na apraxia da fala?
Fisioterapia para apraxia da fala: dicas e recomendações

A intervenção de um especialista na área é fundamental para garantir que a criança desenvolva mais autonomia na hora de falar.

Depois de feito o diagnóstico, que ocorre por meio de uma minuciosa avaliação, começam a ser trabalhados aspectos da fala nas sessões de fonoaudiologia e a fisioterapia é uma grande aliada neste processo

A fisioterapia auxilia na estabilidade postural e nos aspectos relacionados ao atraso do desenvolvimento motor.

Isso acontece através de exercícios de fortalecimento muscular que irão auxiliar essa criança a desenvolver mais autonomia e controle de seus movimentos, uma vez que o controle motor é fundamental para o desenvolvimento da fala e linguagem.

A equipe da Let’s Clínica é especialista em neurodesenvolvimento podendo auxiliar nos aspectos motores dos quadros de apraxia da fala, e oferece cuidados e práticas para ajudar o seu pequeno a se comunicar melhor: confira nosso trabalho.

Leia mais: Fisioterapia no autismo: importante aliada para crianças

Quem tem apraxia da fala tem autismo?

Essa é uma dúvida comum quando surgem os primeiros sinais de apraxia da fala em crianças, uma vez que as características podem ser bem parecidas.

De fato, a linha entre os dois transtornos é muito tênue, mas é importante destacar que nem toda criança com dificuldade na fala tem, ou ainda vai ter, apraxia, independentemente se fizer ou não parte do transtorno do espectro do autismo.

A equipe da Let’s Clínica quer ajudar você e o seu pequeno a aproveitarem a vida de forma saudável: confira aqui como contribuímos para o desenvolvimento do seu filho.

Conclusão

No artigo de hoje, você conferiu o que é a fisioterapia para apraxia da fala, bem como os principais sinais que nos fazem identificar casos de crianças com essa condição clínica.

Ao perceber essas características, é indicado procurar pela avaliação médica e iniciar o tratamento o quanto antes.

Para mais informações e dicas importantes, acesse o blog da Let’s Clínica.

Editando

Fisioterapia para apraxia da fala: benefícios e recomendações
keyboard_arrow_up