Tratando da saúde de crianças e adolescentes e cuidando para que o desenvolvimento funcional seja saudável e pleno, a reabilitação infantil ajuda milhares de crianças a aprender novas habilidades e vivenciar seu crescimento com o melhor aproveitamento.
É por meio desse tratamento que a criança pode, de acordo com a necessidade de cada caso, participar de atividades sociais, familiares e escolares com todo o seu potencial e viver o melhor da infância.
Como a reabilitação infantil é uma abordagem da área da saúde que, ainda, é desconhecida por muitos pais, muita gente não sabe quando recorrer, e nem se o seu filho precisa desse tipo de acompanhamento.
Logo, poder contar com um guia completo que explica tudo sobre essa especialidade é de grande ajuda – e ninguém melhor que a Let’s Clínica, especialista e referência em reabilitação infantil, para trazer em um artigo tudo o que você precisa saber!
Acompanhe abaixo nosso blog sobre esse tema e tire todas suas dúvidas.
Boa leitura!
Foto: Shutterstock
Reabilitação infantil, o que é?
Também chamada de reabilitação pediátrica, essa abordagem da saúde da criança tem como foco restabelecer funções ou a aquisição delas.
Isso ocorre através da fisioterapia neurológica/neurofuncional, da fisioterapia ortopédica, da fisioterapia uroginecológica, da fisioterapia respiratória para crianças e adolescentes.
Leia mais: Fisioterapia no autismo: importante aliada para crianças
Para que ela é indicada?
A reabilitação infantil é indicada para crianças que possuem algum tipo de doença que atrapalha o crescimento saudável dela, bem como o desempenho das suas atividades diárias, como escovar os dentes, trocar de roupa, usar o banheiro, além de características da infância.
São exemplos de quadros clínicos que demandam o acompanhamento de um especialista em reabilitação pediátrica:
- TDAH;
- autismo;
- luxações;
- escoliose;
- prematuridade;
- pós-operatórios;
- frouxidão ligamentar;
- atraso no desenvolvimento motor;
Qual é a função da reabilitação infantil?
Foto: Shutterstock
O papel da reabilitação para crianças, e do acompanhamento do profissional especializado, é promover ao paciente a total recuperação, ou desenvolvimento, das funções motoras que garantem à criança independência e autonomia.
Por meio de técnicas e estratégias estudadas e comprovadas, a equipe estimula as aquisições de habilidades neuropsicomotoras, incentivando as capacidades funcionais da criança e ajudando em tarefas que podem estar comprometidas.
Reabilitação infantil motora, saiba o que é
Essa área da reabilitação pediátrica é responsável por promover os estímulos certos para favorecer o equilíbrio funcional do corpo e de seus sistemas.
Com a análise do quadro de cada paciente, consegue avaliar quais os desafios que estão sendo enfrentados pela criança no seu desenvolvimento, definindo as melhores práticas para recuperar as funções motoras do paciente.
Como funciona?
Para crianças, o tratamento é trabalhado por meio da principal ocupação dessa fase da vida: o hábito de brincar.
Por meio das brincadeiras, é possível estimular e adquirir habilidades que envolvem a coordenação motora grossa e fina que, apesar de serem naturais para os pequenos, em alguns casos, podem se mostrar tarefas complexas e que demandam auxílio de um profissional.
Além disso, a reabilitação infantil motora trabalha, também, a maturidade emocional da criança, sua autoconfiança e as habilidades sociais, estimulando um desenvolvimento saudável.
Como é feita a reabilitação?
No geral, as sessões de tratamento em reabilitação infantil usam de métodos que tornam esse momento bem diferente de consultas clínicas características de outras áreas da saúde.
Aqui, o objetivo é estimular a criança a ter novas experiências, explorar novos ambientes, e poder vivenciar as atividades típicas dessa fase da vida de maneira leve e sem limitações.
A Let’s Clínica, clínica especializada em reabilitação infantil, leva isso bem a sério: as sessões com a fisioterapeuta neurofuncional são descontraídas e divertidas, usando técnicas comprovadas que incentivam a criança a aprender, descobrir e experimentar.
Qual a importância do tratamento em reabilitação infantil?
Visando minimizar consequências neuromotoras de disfunções ou qualquer outro tipo de patologia, o tratamento por meio da reabilitação é essencial para que as crianças contem com um desenvolvimento pleno e saudável.
Ainda, quanto mais cedo esse tratamento começar, melhor!
O atendimento é indicado, inclusive, para recém-nascidos: depois de uma avaliação do especialista, é possível configurar um tratamento completo e de acordo com as necessidades da criança.
Inclusive, a participação dos pais nesse processo é essencial: são eles quem vão dar continuidade no tratamento no ambiente domiciliar, no dia a dia da criança.
Isso destaca ainda mais o trabalho conjunto da reabilitação infantil, fazendo ainda um paralelo entre o cuidado profissional do especialista e o afeto familiar, que é indispensável em todas as fases da vida da criança.
Leia mais: Criança que anda na ponta do pé: tudo o que você precisa saber!
Reabilitação x Estimulação: quais as diferenças?
Conceitos similares e com práticas parecidas, tanto a reabilitação quanto a estimulação fazem parte do trabalho da reabilitação infantil – mas com propósitos diferentes.
A reabilitação recorre a práticas que têm como objetivo trabalhar limitações que resultaram na perda de uma função que já existia; é indicada em casos pós-lesão.
Para casos de recém-nascidos, a reabilitação é indicada em situações como fratura de clavícula, pé torto, torcicolo congênito e lesão de plexo-braquial – outros casos podem ser analisados com o profissional especializado.
Já a estimulação é voltada para desenvolver a habilidade que não foi adquirida ou melhorá-la, dependendo de cada caso.
Qual o profissional responsável pelo tratamento em reabilitação infantil?
Foto: Shutterstock
O fisioterapeuta neurofuncional é o responsável pela reabilitação infantil, e por indicar o melhor tratamento de acordo com o quadro clínico de cada criança.
É esse especialista que avalia caso a caso, conhecendo as complexidades e os desafios de cada paciente, iniciando o trabalho de melhorar as funções sensório-motoras de crianças e adolescentes.
Por meio de um plano de reabilitação, um tratamento frequente, o suporte dos pais e uma estrutura completa, o profissional especialista em reabilitação infantil trabalha a devolução de uma vida saudável ao paciente, tendo como pilares a empatia e o cuidado.
Conclusão
Agora você já sabe como funciona a reabilitação infantil e as principais práticas dessa abordagem da saúde infantil.
Com objetivo de promover um desenvolvimento pleno e saudável para crianças e adolescentes, o foco dessa especialidade é garantir que os pacientes possam brincar, socializar e ser crianças sem nenhum tipo de limitação – como deve ser.
Gostou desse conteúdo? O blog da Let’s Clínica está repleto de informações úteis para você: clique aqui para conferir nossos artigos.