Tia Clara é fisioterapeuta e coordenadora clínica aqui na Let’s. Atualmente é Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie e está em processo de formação para Certificação Internacional para QASP-S (Qualified Autism Service Practitioner-Supervisor) e Pós-graduanda em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.
Possui graduação em Fisioterapia pela UNIDERP – Universidade para o desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (2014). Em 2015 realizou seu primeiro aperfeiçoamento, escolhendo o Conceito Neuroevolutivo Bobath por ser, em sua opinião, uma das formações que fornecem base para o raciocínio clínico para o neurodesenvolvimento. Neste mesmo ano, iniciou atendimentos no Hospital da Criança de Campo Grande-MS e em clínica particular para crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento e em especial de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista, onde já começou seu interesse pelo atendimento de crianças que precisavam do suporte da terapia ABA para auxiliar a intervenção motora.
Ao mesmo tempo, sua paixão pela Terapia Intensiva, fez com que ela buscasse por conhecimentos aprofundados para entender porque os pacientes chegavam em condições tão críticas ao consultório, então em 2016 iniciou Pós-graduação em Terapia Intensiva pela Faculdade Estácio de Sá, ao mesmo tempo que foi aprovada em primeiro lugar na Residência Multiprofissional em Saúde em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Foram 2 anos, 8760 horas dividas em 60 horas por semana, feriados, finais de semana, experiências incríveis e ao mesmo experiências dolorosas. A vivência profissional da residência, a experiência, o dia-a-dia e todo o aprendizado, permitem enxergar mais claramente a criança que chega para avaliação no consultório hoje.
No ano de 2017, realizou sua formação nos Métodos Básico e Avançado do Thera Suit LLC com a criadora do método Isabela Koscielny. Ao finalizar a residência, no ano de 2018, mudou-se para São Paulo e iniciou os atendimentos em consultório com crianças com Transtorno do Espectro Autista, o que fez com buscasse conhecimento e formações adequadas para lidar com comportamentos problema que pudessem dificultar a aquisição das habilidades motoras dentro da fisioterapia. Neste ano cursou a formação básica e avançada do Early Start Denver Model (ESDM) pelo Mind Institute-CA.
2022 –Intervenção Motora para crianças com TEA, TDC e TDAH – Imersão Internacional no Laboratório de Cinesiologia da Universidade do Texas em Arlington – Estados Unidos
2022 – Tratamento da Escoliose Baseado em Evidência
2022 – Curso Básico Método de Prechtl: General Movement Assessment
2021 – Jasper Introduction Seminar
2021 – Curso Básico do Método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal
2020 – Análise do Movimento Humano Baseado no Conceito Bobath
2020 – Thera Suit e Integração Sensorial
2020 – A Criança com Deficiência Visual Cortical Avaliação e Intervenção na Atualidade – Módulo 1
2020 – Escala Gross Motor Function Measure (GMFM)
2019 – Blomberg Rhythmic Movement Training – Níveis 1 e 2
2019 – Abordaje Miofascial Funcional Neuro i Avanzado el pié
2019 – Peak Level 1 Certification
2018 – Combinado das abordagens de Bobath e Integração Sensorial – Imersão Internacional na Clínica Focus on Kids, na cidade de Chicago, Illinois – Estados Unidos
2018 – Raciocínio Clínico e Atualização em Bandagens Terapêuticas
2017 – Mobiliários Adaptados em PVC
2017 – Treinamento PECS – Sistema de Comunicação por troca de Figuras
2015 – Reeducação Postural Global
2013 – Kinesio Taping Training (Bandagem terapêutica)
Acesse o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7024105376256194