Desenvolvimento Psicomotor: importância, fases e como estimular

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Você já pensou sobre a importância do desenvolvimento psicomotor de uma criança? Você sabe como e qual o melhor momento para estimular o desenvolvimento psicomotor do seu filho?

O desenvolvimento psicomotor de uma criança passa por quatro  fases e é muito importante saber quais estímulos são mais indicados para cada uma delas.

As etapas do desenvolvimento psicomotor podem ser estimuladas a partir de atividades, jogos e brincadeiras que trabalham a movimentação da criança. 

No entanto, não são todos aqueles que estão envolvidos com as crianças que se atentam em trabalhar as respostas motoras e psíquicas na infância e, por isso, a criança pode até ter dificuldades no futuro.

Por isso, a Let’s Clínica explicará neste artigo o que é desenvolvimento psicomotor, sua importância, e como estimular cada fase do desenvolvimento. Continue lendo para saber mais! 

Mãos adultas dando suporta a mãos infantis, com lápis de cor ao ledor, próximo a uma prancheta com papel sulfite, simbolizando desenvolvimento psicomotor

O que é desenvolvimento psicomotor? 

Quando nos referimos ao desenvolvimento psicomotor, estamos falando de um processo que é contínuo e evolutivo da motricidade, da cognição, da comunicação e outros. 

 Para uma total compreensão, precisamos entender que todas as áreas do desenvolvimento estão relacionadas.

Por exemplo, imagine que uma criança está feliz (emoção) e, por isso, ela salta e pula (motricidade) em direção aos seus pais (cognição). 

Ou seja, em uma única situação a criança já consegue utilizar diversas funções psicomotoras. Ao longo de seu crescimento, a tendência é que ela se desenvolva cada vez mais.

Em suma, o desenvolvimento psicomotor é o processo de amadurecimento do sistema nervoso, ao longo do crescimento da criança.

A partir da área psicomotora, uma criança consegue desenvolver tanto suas habilidades psicológicas quanto motoras.

Nos dias de hoje, o conceito desenvolvimento psicomotor já evoluiu, dando origem ao termo desenvolvimento neuropsicomotor ou DNPM que tem sido mais abordado por profissionais de ponta da fisioterapia pediátrica e nos estudos científicos mais modernos, trazendo um enfoque maior para o desenvolvimento cerebral adicionalmente.

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Quais as fases do desenvolvimento psicomotor segundo Piaget? 

De acordo com o Jean Piaget, biólogo e psicólogo, um dos maiores pensadores do século XX, todos os indivíduos passam por quatro estágios de desenvolvimento, sendo eles: 

  • Estágio sensório-motor: inicia no nascimento e vai até os dois anos. 
  • Estágio pré-operacional: começa aos dois anos e termina entre os seis ou sete; 
  • Estágio operatório-concreto: inicia entre os 6 e 7 anos e finaliza entre os 11 ou 12; 
  • Estágio lógico-formal: dos 12 anos em diante. 

Segundo Piaget, em cada uma dessas fases, desenvolvemos uma forma de pensar e responder ao ambiente. 

Portanto, em cada estágio existe uma mudança qualitativa de um tipo de pensamento ou comportamento. 

Conforme os estudos de Piaget, não é possível pular ou retroceder no estágio do desenvolvimento psicomotor.

Quais são as 5 áreas do desenvolvimento psicomotor?

Criança brincando com artefato de cordão e peças de encaixar no cordão, simbolizando desenvolvimento psicomotor

O desenvolvimento psicomotor possui 5 áreas e todas estão interligadas e podem ser desenvolvidas em conjunto a partir de atividades psicomotoras. 

Pelo fato dessas áreas integrarem os aspectos motores, cognitivos e emocionais, quando estimuladas adequadamente, favorecem o desenvolvimento global da criança. 

No entanto, para estimular cada área do desenvolvimento psicomotor, é necessário conhecer cada uma delas. Veja um pouco sobre cada uma delas abaixo! 

Coordenação motora global 

A habilidade de coordenação motora está ligada diretamente à consciência corporal. Ou seja, ao controle da musculatura ampla, na realização de movimentos complexos. 

Para estimular essa área psicomotora, é necessário que os responsáveis ou um profissional ofereça atividades como pular, correr e dançar. 

Brincadeiras como, por exemplo, pular corda, pega-pega e amarelinha, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global da criança. 

Coordenação motora fina 

O desenvolvimento da coordenação motora fina está relacionado com a movimentação de pequenos músculos, como as mãos, a face e os olhos. 

Para estimular o desenvolvimento da coordenação fina, os responsáveis ou um profissional qualificado deve oferecer atividades mais delicadas. 

Ou seja, é possível trabalhar com recortes, desenhos e até mesmo com cadarços. O desenvolvimento dessa área psicomotora é importante para a criança aprender a segurar um lápis, por exemplo. 

Lateralidade 

A lateralidade é uma área psicomotora que está relacionada com a noção de que o corpo possui dois lados, e também o conhecimento do externo e interno. 

É muito importante essa área psicomotora ser estimulada pelo fato de favorecer o domínio do próprio corpo e também a independência da coordenação motora. 

As atividades psicomotoras que podem desenvolver a lateralidade são as que trabalham um lado do corpo separadamente, como pular de um pé só ou equilibrar-se. 

Organização espacial-temporal 

A organização temporal é a habilidade de conseguirmos perceber o tempo em relação às nossas ações. Por exemplo: saber a diferença entre o rápido e devagar. 

As crianças começam a ter noção do tempo a partir de suas experiências, que precisam ter começo, meio e fim. 

Para estimular o desenvolvimento da organização temporal, é possível utilizar atividades que envolvem ritmos e são referentes ao presente, passado e futuro. 

Já a organização espacial, é a consciência do corpo no ambiente que está inserido. Atividades como ciranda, boliche e amarelinha são exemplos de exercícios para desenvolvimento psicomotor. 

Esquema corporal

Por fim, o esquema corporal é a área psicomotora responsável pela consciência do próprio corpo e seus componentes. 

Além disso, como os movimentos e ações corporais estão ligadas à imagem corporal, ou seja, fazem parte do esquema corporal. 

Essa área psicomotora é desenvolvida pelas experiências que a criança vivencia em relação aos objetos do seu cotidiano. 

Por outro lado, ela também pode ser desenvolvida conforme as relações afetivas que cercam a criança, levando a formação de autoestima. 

O desenvolvimento psicomotor infantil e em bebês 

Crianças pulando corda em área externa, simbolizando desenvolvimento psicomotor

Desde o nascimento, o bebê já inicia o seu processo de desenvolvimento psicomotor, desde o primeiro sorriso, a maneira de posicionar as mãos na boca, engatinhar e outros. 

Por esse motivo, é sempre importante estar alerta aos movimentos psicomotores que estão sendo reproduzidos na criança. 

Portanto, desde o nascimento até aproximadamente 6 ou 7 anos de idade, a criança desenvolve habilidades psicomotoras que devem ser analisadas com atenção pelos responsáveis. 

Isso porque, se existir alguma inconsistência, é necessário acionar o acompanhamento profissional. Veja abaixo as áreas que devem ser avaliadas durante o desenvolvimento psicomotor:

Psicomotricidade 

Em suma, a psicomotricidade é a ciência que estuda a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores em inúmeras etapas da vida do ser humano. 

O nome “psicomotricidade” é dividido quatro partes: 

  • PSI: fatores emocionais; 
  • CO: fatores cognitivos; 
  • MOTRIC: movimentação corporal; 
  • IDADE: fases da vida do indivíduo. 

Nessa área, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial, estão incluídos como aspectos essenciais para o desenvolvimento psicomotor da criança. 

Oralidade 

Uma área muito importante a se atentar no desenvolvimento psicomotor é a fala. Isso porque os primeiros fonemas e vocabulários aparecem, geralmente, na infância. 

Então, é necessário que os responsáveis da criança avaliem sua fala desde a infância. Essa é uma maneira de observar se o bebê possui alguma dificuldade na oralidade. 

Consciência fonológica 

A consciência fonológica é a aprendizagem de manipular os sons da língua-materna. Ou seja, é a habilidade de reconhecer que uma palavra pode começar e terminar com o mesmo som. 

Sua avaliação durante o crescimento da criança é importante para iniciar os métodos de alfabetização. Crianças que desenvolvem consciência fonológica têm mais facilidade na aprendizagem de vocabulários. 

Socialização 

No desenvolvimento psicomotor, também é necessário avaliar como a criança interage com o que está ao seu redor. 

Isso porque, ao longo da infância, o ser humano atribui significado às coisas e pessoas. Ou seja, o período é importante para a realização de novas descobertas e mudanças. 

A sociabilidade permite que a criança desenvolva a percepção de coletividade e individualidade e se entenda como pessoa. 

A importância de estimular o desenvolvimento psicomotor 

Várias crianças correndo, simbolizando brincadeiras que ajudam no desenvolvimento psicomotor

Com um desenvolvimento psicomotor bem estimulado é possível que um indivíduo cresça de forma saudável e tenha domínio sobre o próprio corpo, movimentos, decisões, aspectos emocionais e cognitivos. 

É muito importante estimulá-lo desde a infância, para que a criança consiga ter uma relação mais autônoma com o meio em que ela vive. 

Uma maneira de estimular o desenvolvimento psicomotor é através de atividades relacionadas à lateralidade, organização temporal-espacial, coordenação motora e outras. 

Desta maneira, a criança terá os estímulos suficientes para se desenvolver bem  e se relacionar com o mundo da melhor maneira. 

No entanto, para estimular o desenvolvimento psicomotor de uma criança, é importante o estímulo dos responsáveis, educadores e, se necessário, de um profissional especializado. 

Para isso, é importante considerar que cada criança possui sua própria maneira de ser e observar o mundo. Ou seja, sua individualidade sempre deve ser respeitada. 

Isso porque o desenvolvimento psicomotor é um tipo de aprendizagem que só é eficaz a partir das experiências do sujeito. 

Portanto, essas experiências devem ser bem exploradas e aproveitadas durante o desenvolvimento psicomotor. 

Muitas vezes, os responsáveis podem precisar de um auxílio profissional para estimular as áreas psicomotoras de uma criança da maneira correta. 

Então, se você deseja promover um desenvolvimento psicomotor ideal e de qualidade para o seu filho, conte com a Let’s Clínica. 

Conclusão 

O desenvolvimento psicomotor é o processo que todo indivíduo passa durante a infância, onde capacita suas habilidades de se movimentar, pensar, relacionar e outros. 

Esse é um período da vida de uma criança onde os pais e educadores têm um papel fundamental, já que necessitam oferecer atividades para o estímulo do desenvolvimento. 

Todavia, para realizar tais atividades, é necessário conhecer as áreas do desenvolvimento psicomotor, como coordenação motora global e fina, organização espacial-temporal e esquema corporal. 

Para estimular o desenvolvimento das habilidades psicomotoras das crianças de uma maneira eficaz, você pode contar com o auxílio profissional fisioterapêutico pediátrico, como o time da Let’s Clínica. 

Nosso objetivo é oferecer um atendimento individualizado e personalizado para nossos pacientes e fazer com que os mesmos explorem suas capacidades motoras e cognitivas até alcançarem resultados adequados para levar uma vida mais tranquila e independente.

Agende uma avaliação com a Let’s Clínica e conte com um time de profissionais especializados que oferecerão todo apoio necessário para o desenvolvimento psicomotor da sua criança. 

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