Para crescer de forma saudável, explorando o mundo com curiosidade e autonomia, muitos especialistas destacam a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil.
Esse é um caminho dinâmico que traz resultados diretos para o cognitivo da criança, preparando para o início das suas experiências sociais, principalmente no que compete ao começo da vida escolar e contato com outras crianças.
Com base em estudos e metodologias comprovadas,especialistas em neurodesenvolvimento aplicam jogos e outras atividades lúdicas considerando as particularidades de cada criança, e não são necessariamente direcionadas para crianças neuroatípicas/neurodivergentes.
A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil se estende, também, para crianças neurotípicas, que podem se beneficiar da contribuição dessas atividades a longo prazo.
Quer saber mais sobre o tema e conhecer quais são essas práticas lúdicas?
A equipe de especialistas da Let’s Clínica preparou um conteúdo especial sobre esse tema, e destaca a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil.
Acompanhe o artigo para tirar suas dúvidas. Boa leitura!
A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil
Jogos e atividades que estimulam a criatividade, o raciocínio e o compartilhamento de experiências são, comprovadamente, uma parte muito importante do crescimento das crianças, principalmente no início da vida escolar.
Essas práticas são consideradas mediadoras no processo de ensino-aprendizagem, influenciando diretamente os campos cognitivos, bem como os emocionais e psicomotores.
Estamos falando de impactos como:
- favorecimento do autoconhecimento;
- ajuda na concentração e na atenção;
- desenvolvimento de habilidades de interação social;
- e muito mais.
Desenvolvimento cognitivo: aprendizado ativo e criatividade
O conceito de aprendizado ativo é estimulado diretamente pelos jogos e brincadeiras, principalmente quando a criança recebe esses estímulos logo no início da infância.
Aqui, começa a promoção de habilidades como resolução de problemas e o pensamento crítico, que vão fazer toda a diferença para a aquisição de saberes que acompanharão a criança em toda a vida.
Para o desenvolvimento cognitivo, destacam-se jogos de raciocínio lógico, como sudoku, tangram e palavras-cruzadas, que também são boas formas de praticar tomadas de decisões.
Desenvolvimento físico: auxílio importante na coordenação motora
Jogos e brincadeiras também podem ser aplicadas no âmbito físico da vida da criança, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação de habilidades de coordenação motora.
Essas habilidades serão fundamentais ao longo da infância, principalmente no ambiente escolar, onde é comum a prática de esportes, as atividades físicas interativas, e que também são experiências construtivas socialmente.
A fisioterapia infantil entra como grande aliada nesse tópico, reunindo uma série de estratégias que podem contribuir para o dia a dia da criança.
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
As atividades lúdicas também têm grande influência na aquisição e desenvolvimento de habilidades socioemocionais — fator importante para a construção de características da personalidade da criança.
Estamos falando de itens como:
- habilidades sociais: jogos de equipe e brincadeiras ensinam como colaborar, compartilhar, negociar e comunicar;
- empatia: em brincadeiras como as de simulação, as crianças podem explorar diferentes perspectivas e trabalhar a empatia;
- autoexpressão: as brincadeiras ajudam a trazer segurança para expressar emoções e falar de sentimento, sendo interessantes para entender e lidar com eles;
- autoestima: jogos e brincadeiras também são importantes aliados ajudando com a construção de confiança nas habilidades e conquistas das crianças.
Alívio do estresse e, não menos importante, a diversão
A melhor parte de investir em jogos de brincadeiras como parte das práticas de desenvolvimento é que as crianças podem aprender brincando!
As crianças ficam ainda mais interessadas em participar dessas atividades, e o processo se torna muito mais leve e dinâmico, sem a sensação de que os métodos aplicados possuem finalidade cognitiva.
Preservação de tradições e valores culturais
Também é observada uma agregação na bagagem cultural da criança quando ela é submetida a jogos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento, sendo importante fator na formação da personalidade.
Jogos para estimular o crescimento físico e cognitivo das crianças
Agora que você já sabe da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, chegou a hora de saber quais atividades são as mais indicadas para que essa prática faça sentido durante a infância.
Porém, é fundamental entender que essas atividades devem ser adaptadas conforme a faixa etária de cada criança, considerando suas necessidades e habilidades.
Ainda, o ambiente e as ferramentas utilizadas para essas brincadeiras devem priorizar sempre a segurança.
Confira abaixo alguns exemplos de jogos que influenciam o crescimento físico e cognitivo dos pequenos:
Estímulo físico
Muitas atividades físicas já são conhecidas das crianças, e são vistas como jogos divertidos e facilmente executáveis. Estamos falando de jogos como:
- amarelinha;
- pular corda;
- corrida de saco;
- entre outros exemplos.
Estímulo cognitivo
Para trabalhar habilidades cognitivas, bons exemplos de atividades são:
- caça-palavras;
- quebra-cabeças;
- jogo da memória;
- jogos de tabuleiro;
- jogos de adivinhação;
- jogos de encaixar peças;
- jogos de montar palavras;
- jogos de construção, como LEGO;
- simulações de trabalho e de cozinhar.
Papel dos pais e educadores: fomentando o desenvolvimento por meio do jogo
A escola e a família são parte fundamental do processo e do reconhecimento da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, atuando como os guias e influenciadores da criança durante toda a infância.
Os pais podem, junto à criança, escolher as atividades extracurriculares da preferência da mesma para serem incluídas à rotina, como a prática de esportes, cursos de idiomas e outras opções.
A escola, fornecendo a estrutura necessária, é uma aliada imprescindível, garantindo que a recorrência desses jogos e atividades seja ativa, além de acompanhar as conquistas da criança.
Conclusão
Agora você já sabe da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, bem como de que maneira aplicar essas práticas durante o crescimento da criança.
Essas atividades devem fazer parte da infância de forma leve, lúdica, priorizando sempre a ideia de aprender brincando, com a criança estando confortável com a sua evolução.
Lembrando que cada criança possui seu próprio tempo para a aquisição dessas habilidades, e as brincadeiras devem compreender suas necessidades e particularidades, porém deve-se sempre estar atento se o seu pequeno precisa de suporte para aquisição das habilidades e não se frustre no processo de aprendizagem.
Let’s Clínica acredita que o seu pequeno pode explorar o mundo se divertindo e adquirindo valores que o acompanharão por toda a vida: agende uma visita para conhecer nosso espaço e marcar uma consulta!
Quer mais dicas e conteúdos como esse? Acesse aqui o blog completo de Let’s Clínica para ficar sempre atualizado.